Portugal líder na Internet


Portugal é surpresa europeia no uso da Internet

Rebeca Venâncio  
03/05/10 07:55

Notícias (70%), banca (56%) , emprego (34%) e viagens (33%) são algumas das prioridades dos portugueses na Internet.
Notícias (70%), banca (56%) , emprego (34%) e viagens (33%) são algumas das prioridades dos portugueses na Internet.

  

Portugueses são fãs de ‘chats’, compras ‘online’ e estão entre os europeus que mais usam a Internet.
A notícia poderá amargurar os mais pessimistas, mas quando se fala do mercado de publicidade e da utilização de Internet, os portugueses já estão muito acima da maioria dos europeus. Enquanto estes, em média, navegam 11,8 horas semanais na Internet, os portugueses já lhe dedicam 13,7 horas. Mais: entre os 4,6 milhões de utilizadores com mais de 16 anos, a taxa de penetração de banda larga atinge os 93%, um dos valores mais altos da Europa, sendo que 42% afirma não conseguir viver sem Internet.
Estes são alguns dos dados do European Media Scope apresentados no final da passada semana por Alison Fennah, directora executiva da European Interactive Advertising Association (EIAA), no âmbito da conferência ‘Creative Confidential', organizada pela Microsoft.
Pela primeira vez, Portugal integra a lista de 15 países nos dados da EIAA e surge assim, no arranque, como um "país maduro e muito promissor" no que toca à utilização das ferramentas de Internet. No total, 512 milhões de pessoas inquiridas - distinguidas por idade, género e localização geográfica -, fornecem os números que permitem a marcas como Disney, eBay, Orange, Yahoo! ou BBC conhecer os hábitos, horas de exposição e interesses dos utilizadores europeus.
Em Portugal, as notícias são a prioridade de 70% dos utilizadores. Banca e finanças, filmes, desporto, informações locais, emprego e viagens estão também no topo dos interesses da população portuguesa ‘online'.
E se o que os europeus mais fazem quando navegam é aceder ao ‘email' (76%), 66% dos portugueses prefere enviar mensagens instantâneas, um valor 60% superior à média europeia, à semelhança dos blogues, onde Portugal ultrapassa os valores dos 15 países em mais de 100%.
Publicidade e comércio electrónico crescem em Portugal
A Internet é assim, progressivamente, o braço direito dos portugueses, que começam a ganhar mais confiança na navegação. Só na Europa, 268 milhões de pessoas procuram informação sobre compra de produtos na Internet, o que corresponde a 96% dos portugueses.
Em média, enquanto os europeus gastam 655 euros em compras ‘online' (em seis meses), os portugueses ficam-se pelos 391 euros, "fruto", como justifica Alison Fennah, "das condições sócio-económicas do país". Em Portugal, 59% das pessoas, mais quatro pontos percentuais que a média europeia, muda de opinião em relação à compra quando faz pesquisas na Internet, que como revela a especialista, é "um ‘e-comprador' sofisticado, ‘multitasker' num mercado maduro e em franco crescimento".

0 comentários: