Juros da Dívida Pública


Portugal é o sexto país da Europa a pagar mais juros da dívida, numa lista encabeçada pela Grécia. Antes de Portugal estão ainda Itália, Hungria, Bélgica e Malta. Apesar da má posição, estes números oficiosos representaram um suspiro de alívio, avança a edição do SOL desta sexta-feira


Portugal é o sexto da União Europeia
A factura do endividamento do Estado vai ser mais forte este ano. Com base nos Programas de Estabilidade e Crescimento (PEC) dos vários países da União Europeia já entregues em Bruxelas, Portugal será o sexto em que os juros a pagar pela emissão de dívida pública terão mais peso para o Estado, numa lista encabeçada pela Grécia.
De acordo o Orçamento do Estado para 2010, os cofres públicos portugueses terão de desembolsar, este ano, mais de 5,3 mil milhões de euros em juros, o que representa 3,2% do Produto Interno Bruto previsto. Segundo os PEC já entregues à Comissão Europeia, apenas Grécia, Itália, Hungria, Bélgica e Malta terão uma factura mais pesada.
Os juros da dívida são um dos indicadores que os Estados-membros têm de comunicar a Bruxelas, pelo impacto que têm na capacidade dos países em honrar os compromissos financeiros. Como explica a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, uma dívida elevada «constitui um fardo»para as gerações futuras, porque implicará mais despesa com juros e a necessidade de amortizar no futuro.
A projecção de dívida portuguesa nos 85,4% do PIB é um máximo desde 1852.

0 comentários: