Governo já nomeou 1361 pessoas para cargos públicos

Segundo o diário 'Público', o segundo governo de José Sócrates, actualmente em funções, já nomeou mais pessoas do que as nomeadas durante os governos de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes.
A partir da análise dos despachos publicados no Diário da República até dia 8 de Fevereiro, sexta-feira, o 'Público' noticia hoje que o actual executivo de José Sócrates, em funções há cinco meses, nomeou 1361 pessoas para cargos públicos, 997 das quais para ministérios.
Depois de cinco meses em funções, o governo de Durão Barroso tinha efectuado 1260 nomeações e o de Pedro Santana Lopes 1034. Em igual período de funções, o primeiro executivo de José Sócrates também tinha nomeado um número inferior de pessoas para cargos públicos: 1094.
O 'Público' refere ainda que, dos 997 nomeados para funções em gabinetes de ministérios, 323 não estavam vinculados à Administração Pública. Segundo o jornal, a maioria dos nomeados transita do anterior governo, mas há vários gabinetes que ainda não nomearam funcionários. No entanto, a média de nomeações dos 55 membros do Governo até agora ronda as 18 pessoas por gabinete.
Na legislatura anterior, e ainda segundo o 'Público', o governo de José Sócrates nomeou 2373 pessoas, o que representa, globalmente, menos 431 cargos do que os atribuídos pelo governo de Durão Barroso (2804 no total).

0 comentários: