A solução mais viável é sem duvida trazer o TGV do Poceirão ao Pinhal Novo para uma estação terminal, onde teria três opções imediatas
1: Fertagus ou CP com comboios directos via Ponte 25 de Abril,
2: comboios via Barreiro directos ao novo terminal projectado para a Quimiparque e a utilisação dos barcos da soflusa para Lisboa
3: transporte em autocarros modernos via ponte Vasco da Gama.
Esta obra é quarenta e cinco vezes mais barata do que a nova ponte e estas três situações em questão de tempo estão à altura dos tempos previstos para esta ligação.
Assim, um passageiro que venha de Madrid demorará 2h45 minutos a chegar aLisboa, se o comboio for directo, e apenas 2h33 a chegar ao Pinhal Novo. Menos 12 minutos.
Para chegar à estação de Entrecampos, no centro de Lisboa, um passageiro que desembarque no Oriente demorará 22 minutos, 10 minutos do percurso Oriente / Entrecampos mais os 12 minutos que já vimos gastar a mais entre o Pinhal Novo e o Oriente.
Ora a ligação directa da Fertagus entre o Pinhal Novo e Entrecampos faz-se em 30 minutos num comboio normal, São só oito minutos de diferença, mas custam 2 mil milhões de euros.
Se o Pinhal Novo for utilizado como terminal do TGV ganha toda a zona Sul do País e em particular ganha o turismo do Algarve, que não tem ligações directas a Madrid.
|D'' SUL|
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